sábado, 19 de maio de 2012

Sem o Som da Chuva a Cair, Com o Poder das Palavras!


    Sempre que podia ia para a praia, sentar-me na areia, que entrava nas minhas sandálias, enquanto desenhava a paisagem que se encontrava à minha frente.
Começava a rabiscar no meu caderno enquanto ouvia o suave som das ondas a baterem nas rochas… Lembro-me de às vezes encontrar um velho que me dava sempre dois dedos de conversa. Dizia que a pesca já não é o que era devido à poluição e ele parecia extremamente afectado… Provavelmente foi pescador.
    O som da chuva a bater na minha janela era outro elemento que me inspirava no desenho. Sentava-me na poltrona junto da janela com a luz de cabeceira ao lado, mesmo como nos filmes e soltava a minha alma no papel.
    Foi dia 14-02-12 que tudo aconteceu. Sim, no Dia dos Namorados. Tinha ido à Praia dos Espelhos com a minha companheira. Também nunca percebi muito bem o nome mas é uma praia linda. Aventurei-me a ir para cima das rochas, para puder observar melhor o mar enquanto o desenhava, aproximei-me demais que infelizmente caí.
    Só me lembro de ver duas pessoas tapadas com algo branco na cara a olhar para mim. Acordei 1 mês depois no hospital. Pelos vistos bati com a cabeça numa rocha e fiquei inconsciente… Fiquei com traumatismo craniano e hipotermia… Mas isso superei facilmente. Felizmente, só houve uma coisa que não pode ser curada… Fiquei surdo. Entrou demasiada água nos meus ouvidos… Custou-me nos primeiros meses… É tudo muito diferente sem som. Nos primeiros meses parecia que nada tinha vida. Já não podia ouvir o miar do meu gato, já não podia ouvir música que era outra das minhas fontes de inspiração para o desenho… Basicamente, os sons da vida desapareceram.
    Até que comecei a habituar-me e a viver com isso. Deixou de ser um problema, porque felizmente ainda tinha o desenho e a escrita. Desde que isto me aconteceu comecei a dar mais importância à escrita. Continuo também a desenhar. Até alguns dos meus desenhos foram expostos numa galeria dum amigo meu.
   Desde o acidente só fui à Praia dos Espelhos uma vez… Emocionei-me e muito. Mas mantive-me forte e comecei a escrever lá este texto. Achei que seria bom expressar os meus sentimentos nas palavras também e não só no desenho.
    E assim passou a ser a minha vida: Sem o som da chuva a cair mas com o poder das palavras!


Autora: Joana Amorim

> Deixem a vossa opinião <

Sem comentários:

Enviar um comentário